




E não foi por fora essa personalização. As janelas, os compartimentos de bagagem e as poltronas também foram personalizados.





Para quem acha que aviação é coisa de homem, vamos provar que não é!!!





(Minha meta, se Deus quiser futura comandante.)
Esta é algumas fotinhos da nossa visita a WebJet, que gentilmente abriu as portas de seu avião BOING 737 para que a gente tivesse uma aula prática.
Foi maravilhoso, apesar da visita só ser autorizada após a meia noite e eu chegar em casa quase 4 da manhã.
Aprendi que não é tão difícil fechar as portas do avião e nem abrir, ela não é tão pesada quanto parece.





E que venha os voos de verdade. Estou esperando isso acontecer igual criança esperando o Papai Noel no Natal.
Quem sabe daqui alguns meses estarei postando de algum aeroporto desse Brasil.
( 4 quilometros e meio de caminhada até chegar no local da sobrevivência.)
( Mato e mais mato. Nós tinhamos que caminhar por ai e ainda se achar.)
(A natureza é bela! Todo cuidado para não estragar a teia dela e nem alterar sua rotina.)
(Aprendendo sobre primeiros socorros. Quem vê esse sorisso vai pensar que estava tudo lindo e maravilhos, mas a chuva estava pegando.)
(Grupo reunido após construir nosso abrigo. Apesar de tudo estavamos nos divertindo.)
(Descansando na nossa barraca, esperando novas ordens.)
(Grupo reunido em volta da fogueira. Rolou papo sobre tudo, comida, filmes de terror e até lendas urbanas. Tinhamos que nos divertir de algum jeito, mas estava bom.)
(Aprendendo a combater o fogo. Mais uma vez a turma reunida.)
(Sobrevivência no mar/piscina termica. Eu fingindo estar no avião como passageira.)Com certeza um dos maiores acidentes brasileiros e com maior repercussão até hoje seja o do Varig 254, do Comandante Garcez no ano de 1989. Não estou aqui para julgar ninguém, até pq quem devem fazer isso é a justiça e não nós, apenas quero contar o que aconteceu, sem culpados. Esse era para ser só mais um vôo normal que saiu de São Paulo às 9:43 e após uma escala em Marabá deveria ir para Belém, mas nunca chegou lá. Houve uma falha na interpretação do plano de vôo, o rumo que devia ser seguido era o 027º (quase norte) mas foram para o 270º (oeste).
(mensagem do Garcez para os passageiros já no fim do vôo)
O que aconteceu? Uma falha na interpretação do plano de vôo, que fez com eles se afastassem cada vez mais do destino e acabassem caindo no meio da selva com pane seca. Após o erro de interpretação houve mais erros, desatenção e teimosia do comandante que foi alertado pela tripulação e por passageiros que estava errado, pois o sol deveria estar do lado esquerdo mas eles estava de frente, ao invés de virar 180º e voltar para Marabá ele ficou dando voltas, fazendo com que se afastasse cada vez mais, não fazer contato com outros pilotos e ainda avisar a torre diversas vezes de que já estava chegando para pouso, quando na verdade ele não sabia onde estava. Resultado desse acidente? Tivemos algumas mortes, mas muitos sobreviventes. Alguns consideram o comandante um herói, pois conseguiu, apesar de tudo, “pousar” o avião e ainda ter sobreviventes, mas na verdade ele é um ser humano que errou e não assumiu seu erro na hora em que ainda dava para ser feito algo, tirou algumas vidas, mas teve sua punição, não pode mais voar.
Bom, fica a lição para que isso não aconteça novamente. Comandante não é Deus, é só uma pessoa que pode errar como qualquer outra, mas deve ter humildade para reconhecer seus erros.
Os vídeos que estão nesse post são de uma reportagem que a Globo fez sobre o acidente.
Mais detalhes sobre esse acidente estão no livro Caixa Preta e em diversos sites de aviação.
Esse livro eu achei ele em uma loja de livros usados em Torres, paguei bem baratinho e me apaixonei pela história, talvez pq ela se pareça um pouco com a minha.
Muito bom mesmo. E para quem pensa que ler sobre desastres aéreos é mórbido, eu digo que não é, pois infelizmente é com o erro dos outros que aprendemos. Tanto que muitas medidas de segurança que hoje conhecemos, só foram adotadas após algum acidente.
Nos próximos posts conto um pouco de cada acidente relatado nesse livro, mas o bom mesmo é ler, ver as fotos, os relatos.
"Vida e morte num duelo. O ser humano frente a frente com seus próprios limites." - Ivan Sant'anna.
Espero que gostem!! Pois eu li todo ele em uma semana, e olha que ele é grande. Comprei ele em uma livraria de um shopping de Porto Alegre e comecei a ler já na praça de alimentação. Impossível parar de ler!!