Com certeza um dos maiores acidentes brasileiros e com maior repercussão até hoje seja o do Varig 254, do Comandante Garcez no ano de 1989. Não estou aqui para julgar ninguém, até pq quem devem fazer isso é a justiça e não nós, apenas quero contar o que aconteceu, sem culpados. Esse era para ser só mais um vôo normal que saiu de São Paulo às 9:43 e após uma escala em Marabá deveria ir para Belém, mas nunca chegou lá. Houve uma falha na interpretação do plano de vôo, o rumo que devia ser seguido era o 027º (quase norte) mas foram para o 270º (oeste).
(mensagem do Garcez para os passageiros já no fim do vôo)
O que aconteceu? Uma falha na interpretação do plano de vôo, que fez com eles se afastassem cada vez mais do destino e acabassem caindo no meio da selva com pane seca. Após o erro de interpretação houve mais erros, desatenção e teimosia do comandante que foi alertado pela tripulação e por passageiros que estava errado, pois o sol deveria estar do lado esquerdo mas eles estava de frente, ao invés de virar 180º e voltar para Marabá ele ficou dando voltas, fazendo com que se afastasse cada vez mais, não fazer contato com outros pilotos e ainda avisar a torre diversas vezes de que já estava chegando para pouso, quando na verdade ele não sabia onde estava. Resultado desse acidente? Tivemos algumas mortes, mas muitos sobreviventes. Alguns consideram o comandante um herói, pois conseguiu, apesar de tudo, “pousar” o avião e ainda ter sobreviventes, mas na verdade ele é um ser humano que errou e não assumiu seu erro na hora em que ainda dava para ser feito algo, tirou algumas vidas, mas teve sua punição, não pode mais voar.
Bom, fica a lição para que isso não aconteça novamente. Comandante não é Deus, é só uma pessoa que pode errar como qualquer outra, mas deve ter humildade para reconhecer seus erros.
Os vídeos que estão nesse post são de uma reportagem que a Globo fez sobre o acidente.
Mais detalhes sobre esse acidente estão no livro Caixa Preta e em diversos sites de aviação.
0 comentários:
Postar um comentário