









Para quem acha que aviação é coisa de homem, vamos provar que não é!!!
Com certeza um dos maiores acidentes brasileiros e com maior repercussão até hoje seja o do Varig 254, do Comandante Garcez no ano de 1989. Não estou aqui para julgar ninguém, até pq quem devem fazer isso é a justiça e não nós, apenas quero contar o que aconteceu, sem culpados. Esse era para ser só mais um vôo normal que saiu de São Paulo às 9:43 e após uma escala em Marabá deveria ir para Belém, mas nunca chegou lá. Houve uma falha na interpretação do plano de vôo, o rumo que devia ser seguido era o 027º (quase norte) mas foram para o 270º (oeste).
(mensagem do Garcez para os passageiros já no fim do vôo)
O que aconteceu? Uma falha na interpretação do plano de vôo, que fez com eles se afastassem cada vez mais do destino e acabassem caindo no meio da selva com pane seca. Após o erro de interpretação houve mais erros, desatenção e teimosia do comandante que foi alertado pela tripulação e por passageiros que estava errado, pois o sol deveria estar do lado esquerdo mas eles estava de frente, ao invés de virar 180º e voltar para Marabá ele ficou dando voltas, fazendo com que se afastasse cada vez mais, não fazer contato com outros pilotos e ainda avisar a torre diversas vezes de que já estava chegando para pouso, quando na verdade ele não sabia onde estava. Resultado desse acidente? Tivemos algumas mortes, mas muitos sobreviventes. Alguns consideram o comandante um herói, pois conseguiu, apesar de tudo, “pousar” o avião e ainda ter sobreviventes, mas na verdade ele é um ser humano que errou e não assumiu seu erro na hora em que ainda dava para ser feito algo, tirou algumas vidas, mas teve sua punição, não pode mais voar.
Bom, fica a lição para que isso não aconteça novamente. Comandante não é Deus, é só uma pessoa que pode errar como qualquer outra, mas deve ter humildade para reconhecer seus erros.
Os vídeos que estão nesse post são de uma reportagem que a Globo fez sobre o acidente.
Mais detalhes sobre esse acidente estão no livro Caixa Preta e em diversos sites de aviação.
Esse livro eu achei ele em uma loja de livros usados em Torres, paguei bem baratinho e me apaixonei pela história, talvez pq ela se pareça um pouco com a minha.
Muito bom mesmo. E para quem pensa que ler sobre desastres aéreos é mórbido, eu digo que não é, pois infelizmente é com o erro dos outros que aprendemos. Tanto que muitas medidas de segurança que hoje conhecemos, só foram adotadas após algum acidente.
Nos próximos posts conto um pouco de cada acidente relatado nesse livro, mas o bom mesmo é ler, ver as fotos, os relatos.
"Vida e morte num duelo. O ser humano frente a frente com seus próprios limites." - Ivan Sant'anna.
Espero que gostem!! Pois eu li todo ele em uma semana, e olha que ele é grande. Comprei ele em uma livraria de um shopping de Porto Alegre e comecei a ler já na praça de alimentação. Impossível parar de ler!!
Às vezes nos deparamos com alguns obstáculos no meio do nosso caminho. Temos nossos sonhos, nossas metas, mas às vezes, parece que nada da certo, que o mundo conspira contra, outras vezes parece que os anjos resolveram nos ajudar.
É difícil para todo mundo, ninguém nunca nos disse que seria fácil, que todas as portas estariam abertas nos esperando e que o mundo seria perfeito. Se hoje uma porta foi fechada, amanhã uma janela será aberta, basta nunca desistir dos sonhos.
Muitas vezes nós mesmos colocamos dificuldade no caminho, falta de tempo, dinheiro, paciência, alguém que apóie. É sempre bom ter alguém ao nosso lado que nos ajude e incentive, eu graças a Deus tenho essa pessoa.
Tenho um sonho muito grande de ser comandante, mas como para isso precisamos de muita $$$ decidi mudar um pouco de planos, não desisti, apenas mudei o caminho para chegar lá, e com certeza eu vou chegar.
Esse vídeo é lindo e diz muita coisa sobre nossos sonhos!!
NUNCA DEIXE DE VOAR E NEM DE SONHAR, PQ É ISSO QUE NOS FAZ VIVER E CADA DIA BUSCAR NOVOS DESAFIOS!!!
Que lindo, imagina se desse para ver isso a olho nu...ia ser lindo!!!