7 de abr. de 2010

UFMG apresenta avião de acrobacias inédito no Brasil

O Centro de Estudos Aeronáuticos (CEA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentou o primeiro avião brasileiro com capacidade para voar na classe ilimitada, a categoria mais elevada das competições internacionais de acrobacias aéreas.

Paulo Iscold que é o coordenador do projeto e também professor de Engenharia Aeronáutica da UFMG explicou que o CEA-309 Mehari é capaz de realizar manobras ousadas e complexas, como piruetas, loopings e rasantes atingindo até 400° por segundo e 430 km/h. É um protótipo desenvolvido para competir em nível internacional.

O desenvolvimento da aeronave teve início há seis anos, quando o coordenador apresentou ao piloto de testes e financiador do projeto, Marcos Geraldi, a proposta de construir um avbião de categoria ilimitada com custo operacional da categoria intermediária.


A utilização de um motor quatro cilindros no lugar do motor com seis, que é tradicionalmente utilizado em aeronaves da categoria ilimitada, foi o passo principal para a redução em até quase 70% do valor de construção da aeronave e relação aos aviões similares.


Os estudos e testes com o Mehari contaram com a participação dos alunos de Engenharia Mecânica da UFMG. Os alunos colaboraram na concepção da aeronave com realização de cálculos, desenhos e na construção da estrutura do avião.


"A estrutura de fibra de carbono, normalmente utiliada nesse tipo de aviã, foi substituída por materiais como aço-cromolibdênio e madeira frejó, reduzindo o custo sem prejudicar o desempenho", explicou Geraldi.



0 comentários:

Postar um comentário

About me

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada como comissária pela Escola Aerosul. Em breve voando se Deus quiser!!
 

Mulheres na Aviação Design by Insight © 2009