19 de mai. de 2010

Para quem acha que já viu tudo!!

0 comentários
Fuselagem de avião se transforma em hotel na Costa Rica!!

Essa vai para a série morro e não vejo tudo...
Estão vendo esse avião aqui embaixo? Adivinhem o que ele está fazendo ai? Isso nada mais é do que um hotel...vou explicar melhor!!

Essa fuselagem é de um antigo Boing 727 de 1965, que fazia uma rota da Colômbia até a África do Sul.
A suite recebeu o nome de 727 Fuselage Home Suite. O avião está em um pedestal de 15 metros de altura.
Esse chalé possui 2 quartos. Um deles possui 1 cama queen size (quarto casal) e no outro possui 2 camas queen size (quarto solteiro), cada um dos quartos possui cozinha, banheiro individuais e do lado de fora um deque.

Os donos contam que recuperaram o avião em um ferro velho de aeronaves na capital da Costa Rica!
Como eu falei no inicio deste post...morro e não vejo tudo...deve ser interessante, ainda mais para os amantes da aviação...fiquei curiosa...vou ter que ir conhecer esse hotel!!

Avião Gigante A380

0 comentários
Airbus A380 na Lufthansa!!

Após um tempo sem postar nada, volto com essa grande novidade, ou melhor, gigante.

A companhia aérea alemã Lufthansa recebeu seu primeiro Airbus A380 nesta quarta-feira em Frankfurt, esse é a maior aeronave comercial de passageiros do mundo, tem capacidade para 853 passageiros em sua configuração máxima.

O novo avião será responsável por levar a seleção de futebol da Alemanha para a África do Sul no dia 06 de junho para disputar a Copa. (Vamos as contas! Esse gigante tem capacidade para 853 passageiros, até ai ok, mas duvido que a seleção da Alemanha vá levar tanta gente assim, da para ir todo time com as famílias...hahaha...podiam levar todas as seleções juntas!!!)


Esse será o primeiro dos 15 Airbus A380 encomendados pela Lufthansa, sendo que é um dos 4 que integrarão a frota da companhia ainda em 2010.


Coitada das comissárias, imagina 853 passageiros...muita coisa para fazer!!!



Segundo a fabricante, esse modelo pode voar até 15 mil km sem escalas. Atualmente apenas 60 grandes aeroportos internacionais possuem estrutura para receber esse gigante.

Detalhe da cabine. Será que um dia estaremos em uma assim? Espero que sim...

Sonhar não custa nada!!

30 de abr. de 2010

Problemas de Porto Alegre

0 comentários
Neblina no Salgado Filho!!
Antigo problema sem solução!!

Mais um ano chega, mais um inverno e os problemas no Salgado Filho continuam os mesmos...neblina, aeroporto fechado, vôos atrasados e cancelados. Até quando isso vai durar? É um absurdo um aeroporto como o Salgado Filho em uma região onde sabemos que esse fenômeno meteorológico ocorre todos os anos não ter um sistema onde os aviões possam pousar com visibilidade baixa. Em alguns países os aviões podem pousar até com visibilidade zero. Resultado de tudo isso? Atrasos, cancelamentos, passageiros irritados, prejuízos e mais um monte de coisas que se eu fosse enumerar aqui esse post ficaria enorme....



Só para ter idéia do prejuízo, só hoje (30/04), segundo a Infraero, foram 8 pousos cancelados, estava previsto 11 pousos, e 7 decolagens canceladas. O aeroporto estava com a operação de pousos cancelada desde as 5:30 e só foi normalizado as 11:10 e fechado para decolagens desde as 7:45 abrindo novamente só as 9:13. Ainda segundo a Infraero dos 107 vôos programados até as 14:00, 25 foram cancelados e 40 sofreram atrasos.



Desde janeiro de 1997, quando iniciaram as obras de modernização estão prometendo a instalação do ILS2 que permite operações com até 30 metros de teto, mas enquanto isso não acontece temos que nos virar com o ILS1 que só opera com teto de 60 metros. Uma das explicações é que para operar o ILS2 a pista deve ter no mínimo 3,200 metros de extensão e a do Salgado Filho tem apenas 2,280 metros de comprimento. A pista só não foi aumentada ainda devido à vila Dique que construíram suas casas próximas a cabeceira e a lateral da pista.



Depois disso tudo fica a expectativa de que isso mude, pois 40 vôos atrasados é prejuízo para todo mundo...não só para as companhias aéreas....mas principalmente para os passageiros que tem que esperar para saber se seu vôo vai sair ou não, compromissos atrasados e desgaste da tripulação que tem que esperar a abertura do aeroporto.

27 de abr. de 2010

Novo avião C-295 - Pilotado por uma mulher!!

0 comentários
Avião em serviço da Base de Lajes, Açores!!


Esse é o novo avião EADS CASA C-295 da Força Aérea Portuguesa que está na Base da Lajes e vai cumprir missões sanitárias em duras condições climáticas dos Açores. O mais impressionante é que quem está nos comandos é uma mulher, a major Diná Azevedo (na foto abaixo próxima ao avião).



A major Diná Azevedo (38 anos) conta que nunca quis seguir essa profissão, mas acabou na aviação por acaso quando leu um folheto com a publicidade da Força Aérea Portuguesa. Conta que foi no Instituto Técnico para ver os cursos disponíveis e viu um folheto de publicidade da força aérea convocando mulheres para a carreira de piloto aviador, o que a seduziu e fez com que chegasse aonde está hoje.

Ainda menciona que pensava em fazer Engenharia Aeronáutica mas decidiu por ser piloto por ser a primeira vez que a Força Aérea Portuguesa admitia mulheres, o que pareceu um desafio exctante para ela.

Diná Azevedo já está nessa profissão a cerca de duas décadas como profissional e já voou os aviões Aviocar e os E-3A e agora comanda os novos C-295 recentemente adquiridos por Portugal.

"É uma Aeronave diferente das anteriores pois possui equipamentos e tecnologia que se assemelha em muito aos da aviação cívil, tem equipamentos específicos que fazem a diferença em termos militares."

O novo avião é um bimotor turbo hélice, que pode transportar 9250 quilos de carga diversa, veículos ligeiros e pode também transportar 24 macas montadas para o transporte de feridos ou doentes.

Ele possui autonomia de voo que lhe garante as condições necessárias para operar em missões de busca, salvamento e transporte sanitário nos Açores.

Após duas decadas voando a comandante afirma que não está arrependida da opção que tomou considerando que "as experiencias tem sido sempre positivas, apesar de viver num mundo majoritariamente masculino".

*******************************************************************************

Mais uma vez as mulheres mostram do que são capazes quando decidem que querem algo na sua vida, independente do que seja. Para todas as mulheres que sonham em pilotar fica o exemplo...como eu já disse uma vez....O CÉU É O LIMITE!!!

22 de abr. de 2010

Piloto, a melhor profissão do mundo!

0 comentários
Mais uma para a série verdades sobre pilotos!


Conta à lenda que, quando Deus liberou o conhecimento para os homens de como voar, determinou que aquele "saber" ficaria restrito a um grupo muito selecionado de sábios.
Porém, neste pequeno grupo, onde todos se achavam "semi-deuses", alguém traiu as determinações divinas...
Aí, o pior aconteceu!!!!!!........
Deus, bravo com a traição, resolveu fazer valer alguns mandamentos:

01º - Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.
02º -
Não verás teus filhos crescerem.
03º - Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
04º - Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais terás úlcera.
05º - A pressa será teu único amigo e as suas refeições principais serão os lanches.
06º - Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
07º - Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 10 anos de trabalho .
08º - Dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás.
09º - Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
10º - As pessoas serão divididas em 2 tipos: as que entendem de aviões e as que não entendem. E verás graça nisso.
11º - A cabine será a tua melhor colega de trabalho.
12º - DO's e aeroportos serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.
13º - Terás sonhos, com CB's,check list's manuais e não raro, resolverás problemas do vôo neste período de sono.
14º - Exibirás olheiras como troféu de guerra.
15º - E, o pior........ inexplicavelmente gostarás de tudo isso...

20 de abr. de 2010

Mais sobre o caos da aviação!!

0 comentários
Prejuízos do vulcão!!

A Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) elevou de US$200 milhões para US$250 milhões por dia a estimativa de receita perdida pelas empresas aéreas. Segundo a IATA, que conta com 230 companhias aéreas, esse prejuízo será maior do que o causado pelos atentados do dia 11 de setembro de 2001.

(imagem bonita apesar de tudo)

Desde quinta-feira (15/04) foram cancelados cerca de 63 mil voos na Europa, devido às nuvens de cinza. A maioria dos aeroportos europeus foi reaberta mas as autoridades pedem calma e alertam pois esse regularização será lenta. Porém a Alemanha e o norte da Itália estão ainda com restrições. As autoridades pedem também compreensão e tranquilidade pois informam que será feito todos os voos extras que forem permitidos para que a situação seja regularizada o mais rápido possível.

(cachoeira formada pelo derretimento da geleira)

Foi informado que até o final de domingo foram cancelados 233 voos, situação que afetou um total de 45 mil passageiros. Ainda pode se adiconar os "dados preliminares" relativos a segunda-feira que apontam mais 54 voos cancelados o que significa que cerca de 11 mil pessoas ficaram em Terra.


(imagem de satelite da nuvem de fumaça)

Embora a Europa pareça mergulhada num caos aéreo sem prazo para terminar, as principais companhias aéreas pressionam as autoridades locias pela retomada dos voos. Alegam que que testes realizados no domingo não reveleram qualquer perigo à segurança dos aviões e que milhões de pessoas estão num limbo sem saber quando poderão viajar.


(imagem impressionante)

A KLM fez quatro voos testes sem passageiros entre a Holanda e a Alemanha, em uma aréa que classificou como "camada de poeira microscópica" para verificar se ainda havia riscos para as aeronaves. A Air France, Lufthansa e a Austrian Airlines, também fizeram voos testes em altitudes com menor concetração de cinzas e nenhuma relatou dados em suas aeronaves.


A nuvem de cinzas já se espalhou pelo Atlêntico Norte e se aproximou da costa canadense, mas, segundo meteorologistas, não deve avançar muito pela América. Ainda segundo meteorologista a nuvem chegou na segunda-feira (19/04) à província canadense de Newfoundland. Informam ainda que os ventos que levaram a nuvem para lá devem mudar de direção em breve evitando que ela cubra grande parte dos EUA e do Canadá.

(nuvem de cinzas sobre a cidade)

Mas se vocês acham que isso é tudo, não é. Vejam as previsões dos vulcanólogos para os próximos meses. Eles informam que crises aéreas assim poderão se tornar frequentes em toda a região do Atlântico Norte. O motivo? O despertar do vulcões da Islândia. Eles informam que esse é apenas o primeiro sinal de uma nova e mais violenta fase. A mais devastadora de todas as erupções registradas na Islândia foi em 1783 no chamado Ano sem Verão, quando nuvens de cinzas encobriram o céu de boa parte da Europa por meses.

(nuvem de cinzas)

As nuvens geradas pelos vulcões são ricas em enxofre e podem refletir o calor do sol de volta para o espaço resfriando o planeta e, em decorrência disso pode ocorrer anomalias climáticas globais. Especialistas informam que a atividade vulcânica na Islândia tem ciclos de 50 a 80 anos e que o século XX foi excepcionalmente tranquilo, mas agora parece que está entrando em uma fase mais ativa.

(mais uma imagem da nuvem de fumaça do vulcão)

Os especialistas indicam que a Islândia está entrando em uma fase ativa de vulcanismo que durará cerca de 60 anos, e vão além, informam que o pior ainda está por vir. O periodo de maior atividade dos vulcões aconteceria entre 2030 e 2040.

Agora só resta esperar e ver o que vai acontecer. Mas uma coisa é certa...se o homem continuar acabando com o planeta do jeito que anda fazendo essas notícias vão ser cada vez mais frequentes. Um dia a natureza ia se revoltar, e agora ela está mostrando apenas um pouco do que é capaz...

Consciência ecológica nunca matou ninguém!!! Vamos preservar o planeta enquanto ainda dá tempo!!! Amanhã pode ser tarde!!

Caos na aviação!!

0 comentários
Pois é gente...cada dia penso mais sobre o fim do mundo que está anunciado para 2012. Sei que pelas previsões o mundo teria acabado no ano de 2000, e vejam só, já se passaram 10 anos, mas desta vez a coisa está feia, é enchente no Rio de Janerio, São Paulo e agora esse vulcão. Deve ter muita gente se perguntando como um vulcão pode causar tanto transtorno. Bom, vamos tentar explicar um pouco o que acontece.

Essas restrições de vôo foram impostas devido a temores de que as cinzas possam entupir as turbinas dos aviões em pleno vôo, causando acidentes, pois, segundo especialistas, as cinzas contêm pequenas partículas de rochas, vidro e areia suficientes para afetar as turbinas. Elas podem diminuir a visibilidade e danificar os controles de vôo.

Houve casos no passado de particulas de nuvens como essa (veja figura acima...é de assustar) que pararam todas as turbinas de um mesmo avião. Em todos os casos, os pilotos conseguiram ligar o motor novamente depois de sair da nuvem.

A nuvem expelida da erupção do vulcão Eyjafjallajoekull, na Islândia, ainda em atividade, não está se dissipando, devido às condições meteorológicas que não estão alterando a direção dos ventos. Existia uma expectativa de que a situação começasse a se normalizar na segunda-feira (19/04) mas ela foi frustada. Segundo especialistas ainda é cedo para prever quando a nuvem vulcânica se dissipará, mas alguns suspeitam que o tráfego aéreo continuará parado até o meio desta semana. Ainda argumentam que a concentração de nuvens estará maior na próxima terça e quarta-feira. Segundo a Defesa Civil da Islândia, na última vez que o vulcão entrou em erupção durou quase dois anos. Alguns meteorologistas dizem que os padrões de vento indicam que a nuvem não deve se afastar até o próximo fim de semana, podendo se tornar mais concentrada na quarta-feira o que aumentaria o perigo ao voar.

About me

Minha foto
Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil
Formada como comissária pela Escola Aerosul. Em breve voando se Deus quiser!!
 

Mulheres na Aviação Design by Insight © 2009